Repositório Institucional Unihorizontes

A [NOVA] EDUCAÇÃO PÚBLICA ESTADUAL: ENTRE A PROPOSTA DE TRANSFORMAÇÃO SOCIAL, O GERENCIALISMO E O ESG

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dc.contributor.author Sapori, Felipe Rosa
dc.date.accessioned 2025-04-07T14:50:17Z
dc.date.available 2025-04-07T14:50:17Z
dc.date.issued 2024
dc.identifier.uri http://repositorio.unihorizontes.br/xmlui/handle/123456789/180
dc.description.abstract Objetivo: analisar como a proposta de transformação social da educação pública no estado de Minas Gerais tem incorporado os princípios e discursos do Environmental, Social, and Governance (ESG). Especificamente, investigou-se o impacto da lógica gerencialista e econômica nos processos educacionais, identificando fatores críticos dessa relação e observando como a educação pública tem transformado realidades sociais. Teorias: a pesquisa baseia-se em diversas teorias, incluindo o gerencialismo e a Nova Gestão Pública, que são abordagens neoliberais aplicadas à gestão educacional. As políticas de ESG, historicamente aplicadas no setor privado, foram analisadas em termos de sua adaptação e aplicabilidade ao contexto da educação pública. Além disso, conceitos sociológicos de educação, como as teorias de Pierre Bourdieu sobre a reprodução social, forneceram um embasamento crítico para a análise das desigualdades perpetuadas no sistema educacional. Método: trata-se de uma pesquisa descritiva e exploratória e de abordagem qualitativa, utilizando-se o método da etnografia associada a uma inspiração autoetnográfica. A unidade de observação foi uma escola estadual localizada em Belo Horizonte. Os sujeitos de pesquisa foram 26 pessoas entre docentes, discentes, gestores e pais ou responsáveis e a coleta de dados foi realizada por meio de entrevistas e observação participante. Os dados foram submetidos à análise crítica do discurso. Resultados: a pesquisa revelou que a implementação de práticas gerenciais, inspiradas pela lógica do ESG, trouxe uma pressão significativa sobre as escolas públicas, promovendo uma visão empresarial da educação. Embora alguns indicadores de eficiência tenham melhorado, como as taxas de aprovação, os entrevistados apontaram que essa abordagem não atende às necessidades das comunidades mais vulneráveis. A imposição de uma suposta neutralidade na educação foi desafiada, com destaque para o impacto negativo sobre debates críticos, como diversidade e justiça social. Além disso, a precarização do trabalho docente foi amplamente relatada, assim como a tendência de privatização das escolas públicas em Minas Gerais. Contribuições teórico-metodológicas: esta pesquisa contribui ao integrar o ESG, tradicionalmente aplicado ao setor privado, ao debate sobre gestão educacional no Brasil, oferecendo novas perspectivas para estudos sobre o impacto do gerencialismo na educação pública. Metodologicamente, a combinação de etnografia e autoetnografia trouxe um olhar inovador, ao permitir que o pesquisador refletisse criticamente sobre seu próprio papel no ambiente de estudo, o que enriqueceu a compreensão do fenômeno. Contribuições pragmáticas e organizacionais: a pesquisa identificou que, para melhorar a gestão escolar e realmente promover uma educação de qualidade, as práticas de ESG precisam ser adaptadas às realidades específicas do contexto educacional público, e não meramente aplicadas de forma padronizada. A descentralização e a maior autonomia das escolas, com foco em governança ética e responsabilidade social, são propostas como alternativas para melhorar a eficiência e inclusão nas escolas. Contribuições sociais: as implicações sociais desta pesquisa reforçam a importância da educação pública como um instrumento essencial para a transformação social, particularmente em comunidades vulneráveis. Ao evidenciar as limitações das políticas gerenciais neoliberais, a pesquisa promove uma reflexão sobre a necessidade de uma educação mais inclusiva e crítica, que contribua de forma significativa para a construção de uma sociedade mais justa e equitativa. pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject educação pública pt_BR
dc.subject gerencialismo pt_BR
dc.subject neoliberalismo pt_BR
dc.subject nova gestão pública pt_BR
dc.subject transformação social pt_BR
dc.title A [NOVA] EDUCAÇÃO PÚBLICA ESTADUAL: ENTRE A PROPOSTA DE TRANSFORMAÇÃO SOCIAL, O GERENCIALISMO E O ESG pt_BR
dc.type Article pt_BR


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  • DISSERTAÇÕES E TESES
    São produções cientificas realizados por alunos do mestrado e professores da Instituição

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