Repositório Institucional Unihorizontes

EDUCAÇÃO AMBIENTAL CRÍTICA: DISCURSO ENTRE A LEGISLAÇÃO E A GESTÃO NO CONTEXTO ESCOLAR

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dc.contributor.author Oliveira, Felipe Luiz de Moura
dc.date.accessioned 2025-04-07T14:18:44Z
dc.date.available 2025-04-07T14:18:44Z
dc.date.issued 2024
dc.identifier.uri http://repositorio.unihorizontes.br/xmlui/handle/123456789/179
dc.description.abstract Objetivo: O objetivo da presente pesquisa é identificar a relação do discurso presente na Resolução 493, de 12 de dezembro de 2022, com a prática de Educação Ambiental, considerando o contexto, a gestão e o contexto socioambiental de uma Escola Estadual do Ensino Médio de Tempo Integral da região Leste de Belo Horizonte. Teoria: O trabalho foi fundamentado com base na Educação Ambiental Crítica, fundamentado nos conceitos defendidos por Reigota (2016) e Freire (1996). A Educação Ambiental Crítica surge como uma alternativa de combate da emergência ambiental na qual o planeta vive, atualmente, em consonância com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Organização das Nações Unidas (ONU). Seus princípios, defendidos por Freire (1996) e Reigota (2016), perpassam pela liberdade, autonomia e reflexão crítica. Método: Para viabilizar tal processo, é necessário conhecer os elementos que neste atuam, e, que, ao longo dessa pesquisa, se materializaram na figura do território, gestão e legislações. A Análise Francesa do Discurso surge como um elemento que busca identificar as relações de força que envolvem esse sistema por meio de elementos, refletidos, refratados e silenciados. Resultados: Os resultados mostraram que a Gestão possui elementos da EAC, porém ainda precisa trilhar um longo caminho para atingir uma EA verdadeiramente libertária, reflexiva e crítica. Contribuições teóricas ou metodológicas: A Análise do Discurso mostrou-se como uma alternativa teórico metodológica eficaz em reconhecer elementos silenciados, refletidos e refratados perante o discurso e a prática de EA nos elementos estudados. Contribuições gerenciais e sociais: Quanto às contribuições gerenciais e sociais, identificou se aspectos positivos de uma gestão com viés democrático e questões sociais que transpassam as questões ambientais no território pesquisado. pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Educação Ambiental Crítica pt_BR
dc.subject discurso pt_BR
dc.subject gestão pt_BR
dc.subject legislação pt_BR
dc.title EDUCAÇÃO AMBIENTAL CRÍTICA: DISCURSO ENTRE A LEGISLAÇÃO E A GESTÃO NO CONTEXTO ESCOLAR pt_BR
dc.type Article pt_BR


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  • DISSERTAÇÕES E TESES
    São produções cientificas realizados por alunos do mestrado e professores da Instituição

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