Abstract:
Objetivo: O objetivo da presente pesquisa é identificar a relação do discurso presente na
Resolução 493, de 12 de dezembro de 2022, com a prática de Educação Ambiental,
considerando o contexto, a gestão e o contexto socioambiental de uma Escola Estadual do
Ensino Médio de Tempo Integral da região Leste de Belo Horizonte.
Teoria: O trabalho foi fundamentado com base na Educação Ambiental Crítica, fundamentado
nos conceitos defendidos por Reigota (2016) e Freire (1996). A Educação Ambiental Crítica
surge como uma alternativa de combate da emergência ambiental na qual o planeta vive,
atualmente, em consonância com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), da
Organização das Nações Unidas (ONU). Seus princípios, defendidos por Freire (1996) e
Reigota (2016), perpassam pela liberdade, autonomia e reflexão crítica.
Método: Para viabilizar tal processo, é necessário conhecer os elementos que neste atuam, e,
que, ao longo dessa pesquisa, se materializaram na figura do território, gestão e legislações. A
Análise Francesa do Discurso surge como um elemento que busca identificar as relações de
força que envolvem esse sistema por meio de elementos, refletidos, refratados e silenciados.
Resultados: Os resultados mostraram que a Gestão possui elementos da EAC, porém ainda
precisa trilhar um longo caminho para atingir uma EA verdadeiramente libertária, reflexiva e
crítica.
Contribuições teóricas ou metodológicas: A Análise do Discurso mostrou-se como uma
alternativa teórico metodológica eficaz em reconhecer elementos silenciados, refletidos e
refratados perante o discurso e a prática de EA nos elementos estudados.
Contribuições gerenciais e sociais: Quanto às contribuições gerenciais e sociais, identificou se aspectos positivos de uma gestão com viés democrático e questões sociais que transpassam
as questões ambientais no território pesquisado.