Repositório Institucional Unihorizontes

ASSÉDIO MORAL E INVISIBILIDADE: GESTÃO DE RISCOS DO TRABALHO SUJO DAS AUXILIARES DE SERVIÇOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA DE MINAS GERAIS

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dc.contributor.author Joaquim, Daniela Gonçalves
dc.date.accessioned 2025-03-26T19:56:22Z
dc.date.available 2025-03-26T19:56:22Z
dc.date.issued 2024
dc.identifier.uri http://repositorio.unihorizontes.br/xmlui/handle/123456789/168
dc.description.abstract Objetivo: Analisar se o “trabalho sujo” associado à ocupação das Auxiliares de Serviços da Educação Básica (ASBs) pode invisibilizá-las e viabilizar a ocorrência do assédio moral contra estas profissionais nas Escolas Públicas Estaduais na cidade de Betim. Teorias: Os dados foram coletados por meio de entrevistas realizadas e guiadas com base em um roteiro semiestruturado, gravadas, transcritas e submetidas à técnica de Análise Crítica do Discurso à luz das teorias do Trabalho Sujo (Dirty Work), Estigmas, Invisibilidade Social e Assédio Moral. Método: O caminho metodológico adotado para o atingimento do objetivo de pesquisa proposto, se deu a partir de um estudo de caso, qualitativo, logo, trata-se de uma pesquisa social, descritiva e de abordagem qualitativa. Os sujeitos depesquisa foram 18 ASBs da Rede Estadual de Ensino do Município de Betim no Estado de Minas Gerais. A coleta de dados aconteceu por meio de entrevistas semiestruturadas e os dados submetidos à Análise Crítica do Discurso. Resultados: A pesquisa revela que a carência de informações e a ausência de canais formais para denúncias contribuem para a incidência de assédio moral e outras violências presentes no ambiente escolar das escolas públicas estaduais, no qual, o medo e a invisibilidade socioprofissional das ASBs se dão pela falta de reconhecimento do seu papel, essencial na criação de um ambiente escolar confortável, resultando em insegurança e silenciamento. A pesquisa confirma que as Auxiliares de Serviços de Educação Básica (ASBs) enfrentam estigmatização e desvalorização profissional, devido à associação da função que exercem ao "trabalho sujo". Revela como essa percepção negativa impacta a valorização e o reconhecimento dessas profissionais, que lidam com tarefas frequentemente desconsideradas, como limpeza e cuidados com o ambiente escolar. Contribuições teórico-metodológicas: A pesquisa detecta a ausência de mecanismos eficazes para denúncia e intervenção em casos de violência no ambiente escolar, por meio do relato das entrevistadas que se valem de um discurso religioso hegemônico para justificar, não só a posição social que ocupam, mas a razão da violência sofrida e os motivos do agressor para tais ações. Contribuições pragmáticas e organizacionais: aponta a importância de estudos aprofundados sobre a vulnerabilidade das ASBs ao assédio moral e outras violências no ambiente escolar, uma ampliação geográfica das investigações e propõe uma abordagem etnográfica que permita uma observação mais participativa e eficaz no contexto de trabalho dos sujeitos analisados. Sinaliza a viabilidade de futuras pesquisas que abordem a invisibilidade no contexto laboral, com ênfase nas questões de gênero e práticas inclusivas na gestão escolar, visto que, esses temas emergiram durante a pesquisa, mas não foram explorados devido ao seu escopo limitado e ao propósito de estimular debates sobre a gestão de riscos do assédio moral e as invisibilidades no ambiente de trabalho, especialmente relacionadas ao "trabalho sujo" da função de ASB. Contribuições sociais: a investigação aponta para a implementação de orientações práticas que estabeleçam canais de denúncia mais acessíveis e compreensíveis, garantindo a neutralidade e o respeito necessários para apoiar os profissionais que enfrentam dificuldades nesse processo. Outrossim, contribui para a conscientização de profissionais e da comunidade escolar sobre as particularidades de um setor importante, mas frequentemente estigmatizado e invisível e reforça a necessidade de políticas públicas educacionais que promovam um ambiente saudável e acolhedor. pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Trabalho Sujo pt_BR
dc.subject Assédio Moral pt_BR
dc.subject Invisibilidade Social pt_BR
dc.subject Estigmas pt_BR
dc.subject Auxiliares de Serviço de Educação Básica de MG pt_BR
dc.title ASSÉDIO MORAL E INVISIBILIDADE: GESTÃO DE RISCOS DO TRABALHO SUJO DAS AUXILIARES DE SERVIÇOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA DE MINAS GERAIS pt_BR
dc.type Article pt_BR


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  • DISSERTAÇÕES E TESES
    São produções cientificas realizados por alunos do mestrado e professores da Instituição

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