Repositório Institucional Unihorizontes

ARAUJO GESTÃO DO CANSAÇO: O GERENCIALISMO NEOLIBERAL NO CONTEXTO DE GESTORES PÚBLICOS ESCOLARES

Show simple item record

dc.contributor.author Araujo, Daniela Aparecida Braga
dc.date.accessioned 2025-03-26T19:47:32Z
dc.date.available 2025-03-26T19:47:32Z
dc.date.issued 2024
dc.identifier.uri http://repositorio.unihorizontes.br/xmlui/handle/123456789/167
dc.description.abstract Objetivo:Analisar de que maneira a lógica de gestão, fundamentada no contexto gerencialista neoliberal, impacta os aspectos do trabalho de gestores(as) escolares em escolas estaduais de Minas Gerais, a partir da Análise Crítica do Discurso, de diretores(as) e vice-diretores(as), promovendo uma cultura de gestão como adoecimento social e contribuindo para a configuração de uma sociedade do cansaço. Teorias: A pesquisa aborda a análise crítica do discurso de gestores escolares, utilizando as teorias de Han (2015) sobre a sociedade do cansaço, Gaulejac (2007) sobre gestão como adoecimento social. Essas teorias fornecem uma base para compreender como práticas de gestão gerencialistas e neoliberais afetam a saúde física, mental e o bem-estar dos gestores escolares, normalizando o cansaço e a exaustão como parte da rotina. Método: A pesquisa é de natureza qualitativa, com enfoque descritivo. Os sujeitos foram 20 diretores(as) e vice-diretores(as) de escolas estaduais de Minas Gerais, , e a coleta de dados ocorreu por meio de entrevistas semiestruturadas. Os dados foram submetidos à Análise Crítica do Discurso (Faircloug, 1989) para identificar as narrativas sobre o impacto do modelo de gestão. Resultados: A pesquisa revelou que os gestores escolares enfrentam desafios significativos devido à lógica gerencialista e neoliberal, que impõe pressões por resultados e desconsidera suas necessidades emocionais e físicas. Dezessete dos vinte entrevistados relatou experiências de estresse e esgotamento, evidenciando a normalização do cansaço como parte do trabalho. Além disso, a pesquisa destacou a falta de suporte institucional e a necessidade urgente de reestruturação das práticas de gestão, visando à promoção do bem-estar dos profissionais. Contribuições teórico-metodológicas: Este estudo avança na compreensão da gestão escolar ao integrar teorias contemporâneas sobre adoecimento social e a sociedade do cansaço, elucidando como essas dinâmicas impactam os gestores. A pesquisa propõe uma reflexão crítica sobre as práticas gerenciais e sugere que o conceito de gestão escolar inclua uma perspectiva mais humana, que valorize a saúde e o bem-estar dos profissionais. Contribuições organizacionais: A pesquisa identifica a urgência de reavaliar as políticas de gestão escolar, recomendando a implementação de práticas que promovam um ambiente de trabalho saudável. Sugere a criação de programas de suporte aos gestores, incluindo treinamento em gestão do estresse e comunicação assertiva, além de campanhas educativas sobre a importância do autocuidado e do bem-estar no ambiente escolar. Contribuições sociais: As implicações sociais desta pesquisa abrangem a conscientização sobre o impacto das práticas gerenciais na saúde dos gestores escolares e na qualidade da educação. A pesquisa defende a importância de um ambiente escolar que priorize a saúde mental, visando melhorar a dinâmica interna e a reputação das instituições, promovendo uma educação de qualidade e contribuindo para o desenvolvimento social das comunidades atendidas. pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Gestão do cansaço pt_BR
dc.subject Gerencialismo pt_BR
dc.subject Neoliberalismo pt_BR
dc.subject Gestão como adoecimento social pt_BR
dc.subject Sociedade do cansaço pt_BR
dc.subject Resiliência e comprometimento pt_BR
dc.title ARAUJO GESTÃO DO CANSAÇO: O GERENCIALISMO NEOLIBERAL NO CONTEXTO DE GESTORES PÚBLICOS ESCOLARES pt_BR
dc.type Article pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

  • DISSERTAÇÕES E TESES
    São produções cientificas realizados por alunos do mestrado e professores da Instituição

Show simple item record

Search DSpace


Browse

My Account