Repositório Institucional Unihorizontes

EDUCAÇÃO FINANCEIRA E SUAS RELAÇÕES COM PLANEJAMENTO FUTURO: RESPONSABILIDADE E CONHECIMENTO FINANCEIRO

Show simple item record

dc.contributor.author Pereira, Clayton Ângelo
dc.date.accessioned 2025-03-26T14:47:13Z
dc.date.available 2025-03-26T14:47:13Z
dc.date.issued 2024
dc.identifier.uri http://repositorio.unihorizontes.br/xmlui/handle/123456789/165
dc.description.abstract Objetivo: Este estudo busca compreender a relação entre as dimensões Conhecimento Financeiro, Planejamento Futuro, Responsabilidade Financeira e Educação Financeira em estudantes do Ensino Médio da Educação de Jovens e Adultos (EJA) de escolas públicas estaduais da Região Metropolitana de Belo Horizonte-MG. O objetivo central foi o de avaliar como essas dimensões se interrelacionam e identificar os fatores que mais contribuem para o fortalecimento da literacia financeira, considerando o papel da educação formal em preparar os estudantes para os desafios econômicos do mundo contemporâneo. Aderência à linha de pesquisa: Inserida na linha de pesquisa Estratégia, Inovação e Competitividade, a pesquisa enfatiza a importância da educação financeira como ferramenta estratégica para promover maior autonomia econômica e resiliência social, alinhando-se à gestão estratégica e à formação de cidadãos economicamente conscientes. Procedimentos metodológicos: A pesquisa utiliza uma abordagem quantitativa, com coleta de dados realizada por intermédio de questionários estruturados aplicados a estudantes do EJA. Os dados foram analisados utilizando a Modelagem de Equações Estruturais (MEE), uma técnica estatística que permite testar relações entre variáveis latentes e observar os impactos das dimensões estudadas sobre a educação financeira. Esse método possibilitou validar hipóteses teóricas e mensurar as interações complexas entre os fatores investigados. Referencial teórico: Fundamentado em teorias como Processamento de Informações Financeiras, Modelo de Gilligan, Teoria do Capital Social, Autoeficácia Percebida e Avaliação de Consequências Futuras, o estudo considerou os aspectos econômicos, psicológicos e sociais que influenciam a educação financeira. Resultados: Os achados revelaram correlações significativas entre as dimensões analisadas. O conhecimento financeiro mostrou forte impacto na educação financeira, enquanto o planejamento futuro e a responsabilidade financeira contribuíram para comportamentos mais informados e sustentáveis. Foi evidenciado que o fortalecimento da literacia financeira depende de abordagens que combinem instrução prática e promoção de habilidades reflexivas. Contribuições teóricas e metodológicas: A pesquisa amplia o entendimento sobre fatores psicossociais que influenciam a literacia financeira e valida a utilização da MEE em estudos sobre educação no Brasil. Contribuições sociais: Os resultados fornecem subsídios para o desenvolvimento de políticas públicas que promovam uma educação financeira mais inclusiva, reduzindo desigualdades econômicas e promovendo a cidadania. pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Educação financeira pt_BR
dc.subject Ensino médio pt_BR
dc.subject Educação de Jovens e Adultos pt_BR
dc.subject Modelagem de Equações Estruturais pt_BR
dc.title EDUCAÇÃO FINANCEIRA E SUAS RELAÇÕES COM PLANEJAMENTO FUTURO: RESPONSABILIDADE E CONHECIMENTO FINANCEIRO pt_BR
dc.type Article pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

  • DISSERTAÇÕES E TESES
    São produções cientificas realizados por alunos do mestrado e professores da Instituição

Show simple item record

Search DSpace


Browse

My Account