Repositório Institucional Unihorizontes

PRAZER E SOFRIMENTO NO TRABALHO: UM ESTUDO COM SERVIDORES EM CARGO DE ESPECIALISTA EM EDUCAÇÃO BÁSICA EM ESCOLAS ESTADUAIS DE MINAS GERAIS

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dc.contributor.author Mello, Carolina Mariane de
dc.date.accessioned 2025-03-25T18:20:28Z
dc.date.available 2025-03-25T18:20:28Z
dc.date.issued 2024
dc.identifier.uri http://repositorio.unihorizontes.br/xmlui/handle/123456789/163
dc.description.abstract Aderência à linha de pesquisa: esta dissertação faz parte da linha de pesquisa Relações de Poder e Dinâmica das Organizações, abordando a temática do prazer e sofrimento no trabalho como forma de enriquecer as discussões pertinentes às dinâmicas das organizações, considerando a relação entre todos os agentes sociais envolvidos. Objetivo: analisar as fontes de prazer e sofrimento no trabalho de profissionais que ocupam o cargo de Especialista em Educação Básica nas escolas estaduais de Minas Gerais. Teoria: foi usada a Teoria Psicodinâmica do Trabalho, que explora as interações entre os sujeitos trabalhadores e a realidade do trabalho, destacando as dimensões de construção e reconstrução dessas relações. Método: foi conduzida uma pesquisa qualitativa, do tipo descritivo, tendo como método o estudo de caso. Os dados foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas com 12 profissionais que ocupam o cargo de Especialista em Educação Básica em escolas estaduais de Minas Gerais. Os dados foram analisados a partir da anáise de conteúdo, por meio das categorias “Valorização pelos pares e pela gestão”, “Contribuição para o desenvolvimento dos alunos”, “Excesso de tarefas administrativas”, “Escassez de recursos humanos”, “Efetivo, temporário, precarização”, “Insatisfação com o salário”, “Aspectos relacionados ao cargo”, “Falta de clareza nas atribuições”, “Pressões da SEE/MG, direção escolar, comunidade, políticas”, “Planejamento e organização”, “Trabalho em equipe”, “Busca de apoio entre pares” e suas respectivas subcategorias: “São pessoas que fazem parte da vida da gente”,“Apagando incêndios”, “Os desafios são imensos e os recursos a gente não tem”, “Foi mais ou menos assim que eu cheguei ao cargo de Especialista”, “Será que sou boa, mesmo?”, “Eu comecei a ter pânico de ir para a escola. Comecei a não querer ir”, “A gente é basicamente o padre da paróquia”, “Silêncio não tem neutralidade. Silêncio tem lado” e “Se a gente não tiver amigo, não vai conseguir.” Resultados: a pesquisa destacou a complexidade do trabalho dos Especialistas em Educação Básica, evidenciando a tensão entre prazer e sofrimento no cotidiano desses profissionais. Apesar de enfrentarem sobrecarga de tarefas, desvalorização e falta de autonomia, eles demonstram resiliência e encontram satisfação no impacto positivo de seu trabalho e nos vínculos com os estudantes. A predominância feminina no cargo suscitou reflexões sobre a segregação de gênero e a urgência de políticas de valorização. Os resultados apontam que melhorar as condições de trabalho, com mais reconhecimento, autonomia e apoio, é essencial para transformar as adversidades em oportunidades de crescimento, fortalecendo o papel transformador desses educadores. Contribuições teórico-metodológicas: o estudo da coordenação pedagógica com atuação em escola de Educação Básica é pouco explorado na área, o recorte de fazê-lo com Especialista em Educação Básica é ainda menos explorado; o estudo reforça o uso da teoria da Psicodinâmica do Trabalho como ferramenta para analisar a relação dialética entre prazer e sofrimento no trabalho; a aplicação dos conceitos dessa teoria orientou a elaboração da entrevista, permitindo a articulação entre conceitos abstratos e dados empíricos; evidência do impacto da organização do trabalho no serviço público na experiência de prazer-sofrimento laboral; recorte de gênero como camada importante do estudo associado à segregação ocupacional; exposição de como a indefinição de papéis e o acúmulo de funções administrativas impacta o pleno desenvolvimento do Especialista em Educação Básica no trabalho; e o estudo confirma a importância do reconhecimento simbólico e financeiro no fortalecimento da motivação e na ressignificação do sofrimento no trabalho. Contribuições pragmáticas e organizacionais: apresentam conclusões para as Secretarias de Educação, em todas as instâncias, atentarem-se ao papel dos coordenadores pedagógicos e fornecem subsídios para que gestores e formuladores de políticas públicas repensem estratégias para a valorização e fortalecimento desses profissionais, minimizando aspectos de sofrimento revelados na pesquisa. No entanto, os Especialistas em Educação Básica podem refletir sobre as vivências de sofrimento e criar estratégias defensivas para tornar a experiência no trabalho prazerosa. Contribuições sociais: as implicações sociais desta pesquisa destacam a relevância do Ensino Básico como espaço inicial de socialização e a necessidade de aprimorar a gestão escolar pública. Além disso, revela fatores do trabalho que afetam a saúde mental de educadores, possibilitando intervenções que promovam um ambiente mais saudável e produtivo. Ao expor desigualdades e desafios enfrentados por diferentes escolas estaduais, a pesquisa contribui para a formulação de políticas educacionais voltadas à equidade, beneficiando a qualidade da educação e o desenvolvimento social e educacional dos estudantes. pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Psicodinâmica do Trabalho pt_BR
dc.subject Praze-Sofrimento pt_BR
dc.subject Coordenação Pedagógica pt_BR
dc.subject Especialista em Educação Básica pt_BR
dc.subject Valorização Profissiona pt_BR
dc.title PRAZER E SOFRIMENTO NO TRABALHO: UM ESTUDO COM SERVIDORES EM CARGO DE ESPECIALISTA EM EDUCAÇÃO BÁSICA EM ESCOLAS ESTADUAIS DE MINAS GERAIS pt_BR
dc.type Article pt_BR


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  • DISSERTAÇÕES E TESES
    São produções cientificas realizados por alunos do mestrado e professores da Instituição

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