dc.description.abstract |
Diante das exigências atuais do mercado e a grande concorrência, as organizações do setor de oficinas mecânicas estão se reinventando de forma diferenciada para se manterem ativas no mercado. Dessa forma pode-se observar uma constante mudança no que diz respeito a empreendedorismo e inovação. O presente estudo tem como objetivo identificar e analisar as dificuldades de inovar e empreender no segmento de oficinas mecânicas em Belo Horizonte. Por meio de uma pesquisa de campo qualitativa descritiva, tomou-se como unidade de observação oito empresas que atuam no ramo de oficinas mecânicas com tempos de mercados variados. Os dados foram coletados por meio de entrevistas com roteiro semiestruturado e realizados com os proprietários das oficinas e analisados com o auxílio da técnica de análise de conteúdo. Os resultados apontam que os gestores pesquisados se preocupam em manter o seu negócio inovador para agregar valor ao mesmo. As dificuldades relatadas estão relacionadas ao alto custo de investimento, recursos financeiros, falta de profissionais capacitados, entre outros. Dentre os meios de se empreender de forma inovadora os proprietários buscam melhorias em processos já existentes, redução de custos e otimização do tempo no serviço prestado, idealizando novas ideias e serviços. |
pt_BR |