Repositório Institucional Unihorizontes

Análise dos fatores que influenciam o consumo de alimentos orgânicos: um estudo com consumidores residentes no Estado de Minas Gerais

Show simple item record

dc.contributor.author CAIXETA, Ítalo Pacheco Gomes. - Orientadora: Prof.ª Dr.ª Caissa Veloso e Sousa
dc.date.accessioned 2022-06-22T12:54:45Z
dc.date.available 2022-06-22T12:54:45Z
dc.date.issued 2020-02-13
dc.identifier.uri http://repositorio.unihorizontes.br/xmlui/handle/123456789/67
dc.description.abstract Os alimentos orgânicos compreendem tema de interesse de diversas áreas do conhecimento como: mercadologia, questões ambientais, desenvolvimento sustentável e processos agrícolas. Especificamente no Brasil, apesar da baixa produção brasileira desse tipo de produto, o país vem despertando para o mercado de orgânicos, o que pode ser observado a partir das feiras específicas e de pequenos varejos, além de pontos em grandes redes de supermercados. Nessa perspectiva, o presente estudo teve como objetivo principal identificar e analisar os fatores que afetam, significativamente, o consumo de alimentos orgânicos, segundo a perspectiva de consumidores residentes no estado de Minas Gerais. Foi realizada uma pesquisa descritiva, de abordagem qualitativa. O instrumento de coleta de dados foi adaptado de Sampaio (2012) e os questionários foram coletados online, por meio da plataforma surveymonkey.com. A amostra foi composta por consumidores e não consumidores de orgânicos que residem no estado de Minas Gerais, selecionados pelo critério de acessibilidade. Foram coletados 519 questionários válidos. O modelo testado indicou que a disponibilidade se mostra o principal atributo influenciador do comportamento de compra (0,63), seguido da influência do núcleo familiar e de amigos (0,16). Em relação ao construto qualidade, identificou-se que aproximadamente 60% dos respondentes consideram os produtos orgânicos melhores do que os produtos convencionais em relação a pelo menos um dos quatro critérios utilizados na pesquisa: cheiro, sabor, aparência e qualidade. Desses itens, o que menos se sobressaiu foi o cheiro, contudo, cerca de 50% dos respondentes consideraram que os produtos orgânicos possuem um odor melhor do que os produtos convencionais. É importante ressaltar a coerência dos resultados em termos das relações entre preço, qualidade e luxo. No presente trabalho o nível de preocupação com a saúde se mostrou mais relevante do que o comportamento dos consumidores em termos de evitar poluir o meio ambiente. Quando comparado, por exemplo, indicadores como: “Eu me preocupo com a presença de produtos químicos na produção dos alimentos que vou consumir”, com outros indicadores do construto como o comportamento dos consumidores em relação a evitar comprar produtos de empresas que poluem o meio ambiente e também a evitar o uso de embalagens plásticas. Sugere-se, para estudos futuros, que o modelo sofra ajustes em termos de alocação de construtos e variáveis. Por exemplo, no construto de “Hábitos de alimentação saudável”, sugere-se que a variável “Eu me preocupo com a minha saúde,” seja considerada não como um hábito, mas sim como uma crença do respondente. No construto “Meio ambiente”, sugere-se que as variáveis “Eu evito o uso de embalagens plásticas quando compro/consumo alimentos” e “Quando tenho conhecimento de uma empresa que polui o meio ambiente, evito comprar/consumir os seus produtos” sejam consideradas como “comportamento do consumidor”. pt_BR
dc.subject Comportamento do consumidor. Consumo de alimentos orgânicos. Teoria do comportamento planejado pt_BR
dc.title Análise dos fatores que influenciam o consumo de alimentos orgânicos: um estudo com consumidores residentes no Estado de Minas Gerais pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

  • DISSERTAÇÕES E TESES
    São produções cientificas realizados por alunos do mestrado e professores da Instituição

Show simple item record

Search DSpace


Browse

My Account