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O objetivo desta dissertação foi analisar como os coordenadores de polos
presenciais vivenciam a gestão do programa UAB em uma Instituição Pública de
Ensino Superior (IPES) do Estado do Mato Grosso. Para tanto, realizou-se uma
pesquisa descritiva com abordagem qualitativa, recorrendo-se ao estudo de caso
como método de pesquisa. Os dados foram analisados à luz da análise de conteúdo,
sendo consideradas quatro categorias definidas a priori: Gestão estratégica do
programa UAB, Gestão dos Recursos Humanos e Materiais no Programa UAB,
Gestão Pedagógica no programa UAB e Aspectos gratificantes e desafiadores no
exercício da função dos coordenadores do programa. A pesquisa envolveu quinze
entrevistas com os coordenadores que fazem parte do programa da UAB no Estado
do Mato Grosso. As entrevistas foram gravadas por meio do Skype e por meio de
vídeo chamada de telefone celular, para posterior transcrição, organização e análise
dos dados coletados. Os resultados revelaram que o principal desafio da gestão
estratégica do polo está relacionado ao papel mediador do coordenador e sua
equipe para a manutenção e desenvolvimento das atividades pedagógicas, de
recursos ou de estratégia. Quanto à gestão de recursos humanos e materiais para
atender as demandas de infraestrutura do funcionamento dos cursos no programa
UAB foi observado que a atuação da gestão é fundamental, tanto no cuidado com a
manutenção do polo, quanto para o seu funcionamento e desenvolvimento dos
cursos ofertados. A administração e a busca por recursos junto aos mantenedores
são primordiais para a manutenção dos polos de apoio e atendimento do programa.
No âmbito pedagógico, os dados apontam como fatores importantes para a
permanência e êxito dos alunos no Programa UAB: estrutura física adequada para
funcionamento dos polos para acolhimento ao aluno; equipe de apoio para a gestão;
a importância da atuação no tutor como mediador, motivador, incentivador para
permanência e êxito do aluno. Dentre os aspectos desafiadores, a constatação de
escassos recursos e investimentos nos polos pelos governos federais, estaduais e
municipais; a acentuada evasão escolar e em relação aos aspectos gratificantes, a
superação dos desafios com a permanência e êxito do aluno no programa |
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