Repositório Institucional Unihorizontes

Universidade aberta do Brasil: uma análise da gestão do programa na perspectiva dos coordenadores de polos presenciais de uma instituição pública de ensino superior do Estado do Mato Grosso

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dc.contributor.author MOULIN, Ana Maria Blanco Teles
dc.date.accessioned 2021-08-10T19:05:20Z
dc.date.available 2021-08-10T19:05:20Z
dc.date.issued 2019-08-02
dc.identifier.citation Regras da ABNT pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.unihorizontes.br/xmlui/handle/123456789/32
dc.description.abstract O objetivo desta dissertação foi analisar como os coordenadores de polos presenciais vivenciam a gestão do programa UAB em uma Instituição Pública de Ensino Superior (IPES) do Estado do Mato Grosso. Para tanto, realizou-se uma pesquisa descritiva com abordagem qualitativa, recorrendo-se ao estudo de caso como método de pesquisa. Os dados foram analisados à luz da análise de conteúdo, sendo consideradas quatro categorias definidas a priori: Gestão estratégica do programa UAB, Gestão dos Recursos Humanos e Materiais no Programa UAB, Gestão Pedagógica no programa UAB e Aspectos gratificantes e desafiadores no exercício da função dos coordenadores do programa. A pesquisa envolveu quinze entrevistas com os coordenadores que fazem parte do programa da UAB no Estado do Mato Grosso. As entrevistas foram gravadas por meio do Skype e por meio de vídeo chamada de telefone celular, para posterior transcrição, organização e análise dos dados coletados. Os resultados revelaram que o principal desafio da gestão estratégica do polo está relacionado ao papel mediador do coordenador e sua equipe para a manutenção e desenvolvimento das atividades pedagógicas, de recursos ou de estratégia. Quanto à gestão de recursos humanos e materiais para atender as demandas de infraestrutura do funcionamento dos cursos no programa UAB foi observado que a atuação da gestão é fundamental, tanto no cuidado com a manutenção do polo, quanto para o seu funcionamento e desenvolvimento dos cursos ofertados. A administração e a busca por recursos junto aos mantenedores são primordiais para a manutenção dos polos de apoio e atendimento do programa. No âmbito pedagógico, os dados apontam como fatores importantes para a permanência e êxito dos alunos no Programa UAB: estrutura física adequada para funcionamento dos polos para acolhimento ao aluno; equipe de apoio para a gestão; a importância da atuação no tutor como mediador, motivador, incentivador para permanência e êxito do aluno. Dentre os aspectos desafiadores, a constatação de escassos recursos e investimentos nos polos pelos governos federais, estaduais e municipais; a acentuada evasão escolar e em relação aos aspectos gratificantes, a superação dos desafios com a permanência e êxito do aluno no programa pt_BR
dc.description.sponsorship CAPES CNPQ pt_BR
dc.publisher Centro Universitário Unihorizontes pt_BR
dc.relation.ispartofseries 012;
dc.subject Educação a Distância - EaD - . Gestão em EaD - Universidade Aberta - Coordenador de Polo Presencial pt_BR
dc.title Universidade aberta do Brasil: uma análise da gestão do programa na perspectiva dos coordenadores de polos presenciais de uma instituição pública de ensino superior do Estado do Mato Grosso pt_BR
dc.type Other pt_BR


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  • DISSERTAÇÕES E TESES
    São produções cientificas realizados por alunos do mestrado e professores da Instituição

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