Repositório Institucional Unihorizontes

A EDUCAÇÃO EMPREENDEDORA E COMPETÊNCIA DOS DOCENTES NA EDUCAÇÃO BÁSICA: UMA ANÁLISE DAS PRÁTICAS DOS EDUCADORES INTEGRADAS À BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR

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dc.contributor.author Pereira, Fernanda Alves
dc.date.accessioned 2025-04-07T15:27:57Z
dc.date.available 2025-04-07T15:27:57Z
dc.date.issued 2024
dc.identifier.uri http://repositorio.unihorizontes.br/xmlui/handle/123456789/181
dc.description.abstract Adequação à linha de pesquisa: o estudo, realizado na linha de pesquisa “Estratégia, Inovação e Competitividade” do Centro Universitário Unihorizontes, teve como foco investigar a Educação Empreendedora e as competências dos docentes na integração desse tema nas disciplinas de Itinerários Formativos de acordo com a Base Nacional Comum Curricular. A pesquisa analisou a aplicação da competência de empreendedorismo na BNCC e o uso de ferramentas e habilidades nesse modelo. Objetivo: A presente dissertação teve como objetivo investigar as metodologias de ensino de empreendedorismo aplicadas nas escolas da Rede Pública de Minas Gerais, analisando as competências dos docentes e os desafios enfrentados pelos professores na promoção desse conteúdo. Teorias: A Teoria da Educação Empreendedora fundamentou a análise de competência de empreendedorismo na BNCC, avaliando o uso de ferramentas e habilidades nesse modelo inovador, incluindo novos métodos em relação ao modelo tradicional de ensino baseada na transmissão de conhecimento. Método: A metodologia utilizada foi qualitativa, com a realização de entrevistas semiestruturadas com os professores dos conteúdos do Itinerário Formativo. A amostra incluiu profissionais de diferentes escolas estaduais, permitindo uma visão abrangente das competências reais e ideais para o ensino de empreendedorismo para os docentes. As entrevistas foram gravadas, transcritas e analisadas de forma a identificar categorias de análise relacionadas Educação Empreendedora e suas competências dos docentes. Resultados: Os resultados indicaram que há uma lacuna significativa na formação dos professores, bem como na adaptação curricular para atender às demandas do ensino de empreendedorismo. A dissertação também propôs alternativas para a melhoria do ensino, destacando a importância de uma formação continuada e o desenvolvimento de práticas pedagógicas inovadoras. Concluiu-se que a interdisciplinaridade e a contextualização das atividades são fundamentais para o sucesso do ensino de empreendedorismo, sendo necessárias políticas educacionais que incentivem a criatividade e o protagonismo dos alunos. pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Educação empreendedora pt_BR
dc.subject Ensino de empreendedorismo pt_BR
dc.subject Competências profissionais pt_BR
dc.subject Formação de professores pt_BR
dc.subject Interdisciplinaridade pt_BR
dc.subject Inovação educacional pt_BR
dc.title A EDUCAÇÃO EMPREENDEDORA E COMPETÊNCIA DOS DOCENTES NA EDUCAÇÃO BÁSICA: UMA ANÁLISE DAS PRÁTICAS DOS EDUCADORES INTEGRADAS À BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR pt_BR
dc.type Article pt_BR


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  • DISSERTAÇÕES E TESES
    São produções cientificas realizados por alunos do mestrado e professores da Instituição

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