Repositório Institucional Unihorizontes

A INTEGRAÇÃO DO ENSINO DA SUSTENTABILIDADE NA EDUCAÇÃO BÁSICA DA REDE ESTADUAL DE BELO HORIZONTE: UMA ANÁLISE DA GESTÃO ESCOLAR E DA PERCEPÇÃO DOS ALUNOS SOB A PERSPECTIVA DA TEORIA DA ESTRUTURAÇÃO

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dc.contributor.author Costa, Danielle Cristina
dc.date.accessioned 2025-04-01T13:57:11Z
dc.date.available 2025-04-01T13:57:11Z
dc.date.issued 2024
dc.identifier.uri http://repositorio.unihorizontes.br/xmlui/handle/123456789/169
dc.description.abstract Aderência à linha de pesquisa: O estudo se insere na linha de pesquisa de Estratégia, Inovação e Competitividade ao abordar o ensino da sustentabilidade na rede de ensino estadual em Belo Horizonte. Alunos capacitados para promover práticas sustentáveis nas empresas, terão condições de equilibrar lucro e preservação ambiental, promovendo mudanças culturais e na gestão de recursos. Futuros gestores, ao aprenderem sobre sustentabilidade nas escolas, podem compreender como as empresas geram valor econômico e social simultaneamente, reconhecendo o papel fundamental da gestão empresarial. Objetivos: Esta pesquisa tem como objetivo geral investigar se a gestão da rede de ensino estadual de Belo Horizonte integra a sustentabilidade de forma transversal na formação dos alunos da educação básica. Os objetivos específicos incluem: analisar o processo de gestão relacionado ao ensino da sustentabilidade em escolas estaduais de Belo Horizonte, verificando se a gestão escolar integra a sustentabilidade de forma transversal no currículo escolar; mapear as potencialidades e desafios envolvidos na gestão do ensino da sustentabilidade de forma transversal, incluindo o papel da administração pública; e examinar a percepção dos estudantes da educação básica sobre o conteúdo de sustentabilidade, avaliando se o ensino dessa temática ocorre de forma transversal e se influencia a conscientização ecológica e responsabilidade ambiental dos alunos. Teoria: Este estudo fundamenta-se na Teoria da Estruturação de Anthony Giddens. Essa teoria fornece uma estrutura analítica fundamental para compreender a interação complexa entre estruturas sociais. A dualidade entre ação e estrutura, destacada por Giddens, ressalta a capacidade reflexiva dos atores sociais em relação à implicação de suas ações, podendo ser aplicada neste estudo, especialmente no contexto da promoção da educação sustentável. Método: A presente pesquisa é do tipo básica, enquadrando-se quanto ao objetivo como sendo uma pesquisa exploratória. Quanto à abordagem, apresenta um estudo com combinações dos métodos quantitativo e qualitativo, sendo empregadas a aplicação de formulários, a análise de documento e a realização de entrevistas em profundidade para a coleta de dados. Resultados: Os resultados mostram que os gestores das escolas pesquisadas em Belo Horizonte ainda não conseguem integrar a educação em sustentabilidade de forma plenamente transversal na formação dos alunos. Embora reconheçam a importância do tema e promovam iniciativas pontuais, a falta de recursos e de capacitação contínua limita uma implementação mais ampla. Será necessário um acompanhamento mais próximo da Secretaria de Educação, além de maior capacitação para gestores e professores, para que a sustentabilidade seja abordada de forma eficaz, considerando suas dimensões ambiental, social e econômica. Contribuições teóricas ou metodológicas: O estudo explora a educação sustentável, avaliando sua aplicabilidade em escolas da rede estadual de Belo Horizonte. Além disso, destaca a importância de preparar cidadãos conscientes sobre a preservação do meio ambiente. Contribuições gerenciais e sociais: Alinhada a objetivos do desenvolvimento sustentável, a pesquisa enfatiza a melhoria na qualidade de vida através da conscientização ambiental, o engajamento da sociedade na proteção do meio ambiente e a preparação dos alunos para enfrentar desafios ambientais. Também menciona a viabilidade mercadológica de promover a sustentabilidade na educação. pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Sustentabilidade pt_BR
dc.subject Transversalidade pt_BR
dc.subject Educação básica pt_BR
dc.subject Gestão escolar pt_BR
dc.subject Teoria da Estruturação pt_BR
dc.title A INTEGRAÇÃO DO ENSINO DA SUSTENTABILIDADE NA EDUCAÇÃO BÁSICA DA REDE ESTADUAL DE BELO HORIZONTE: UMA ANÁLISE DA GESTÃO ESCOLAR E DA PERCEPÇÃO DOS ALUNOS SOB A PERSPECTIVA DA TEORIA DA ESTRUTURAÇÃO pt_BR
dc.type Article pt_BR


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  • DISSERTAÇÕES E TESES
    São produções cientificas realizados por alunos do mestrado e professores da Instituição

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