Repositório Institucional Unihorizontes

INFLUÊNCIA COMPORTAMENTAL E DECISÕES ESTRATÉGICAS NO ALTO ESCALÃO: UM ESTUDO DE CASO ÚNICO EM EDUCAÇÃO

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dc.contributor.author Martins, Daniel Felipe
dc.date.accessioned 2025-03-26T19:02:04Z
dc.date.available 2025-03-26T19:02:04Z
dc.date.issued 2024
dc.identifier.uri http://repositorio.unihorizontes.br/xmlui/handle/123456789/166
dc.description.abstract Aderência à linha de pesquisa: Esta pesquisa está em conformidade com a linha de pesquisa "Relações de Poder e Dinâmica das Organizações" do Centro Universitário Unihorizontes, focando na análise da influência das características demográficas, cognitivas, emocionais e sociais dos gestores do alto escalão na tomada de decisões estratégicas em uma instituição brasileira de ensino. Objetivo: O objetivo geral desta pesquisa é analisar a influência comportamental no processo de tomada de decisão estratégica para a seleção e oferta de cursos por gestores em uma instituição de ensino brasileira, no estado de Minas Gerais. Especificamente, busca-se analisar a influência das características demográficas dos gestores, identificar como as características cognitivas influenciam suas decisões, e avaliar como as características psicológicas se expressam no comportamento dos gestores. Teorias: A pesquisa é fundamentada na Teoria do Alto Escalão (TAE) de Hambrick e Mason (1984), que destaca a influência das características dos líderes do alto escalão nas decisões e desempenho organizacional. A abordagem de Powell et al. (2011) sobre a estratégia comportamental também é um pilar teórico, explorando como cognições, emoções e interações sociais influenciam a formulação de estratégias. Método: O estudo de caso único utilizou uma abordagem qualitativa exploratória, com coleta de dados por meio de entrevistas semiestruturadas, remotas, com gestores do alto escalão de uma instituição de ensino. A análise de dados foi realizada utilizando o software NVivo, que auxiliou na categorização e interpretação dos dados coletados. Resultados: A pesquisa revelou que características demográficas como gênero, idade e formação acadêmica influenciam a tomada de decisões estratégicas. As características cognitivas, como atenção e valores, e as emocionais, como ansiedade e afeto, mostraram-se cruciais para a qualidade das decisões. A interação entre gestores, incluindo liderança transformacional e consideração individualizada, foi fundamental para a coesão e eficácia das decisões estratégicas. Contribuições teóricas ou metodológicas: Teoricamente, este estudo amplia a compreensão sobre a influência das características demográficas, cognitivas e emocionais dos gestores na tomada de decisões estratégicas, revelando o campo educacional, integrando a TAE com a abordagem de Powell et al. (2011) sobre a estratégia comportamental. Metodologicamente, a utilização do NVivo para análise qualitativa proporciona uma abordagem robusta para a interpretação dos dados. Contribuições gerenciais e/ou sociais: Gerencialmente, a pesquisa sugere que a diversidade nas características dos gestores deve ser incentivada para promover uma visão equilibrada e inovadora. Socialmente, destaca a importância de promover interações positivas e colaborativas entre os gestores, fortalecendo a coesão organizacional e a eficácia das decisões. pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Tomada de decisão pt_BR
dc.subject Estratégia comportamental pt_BR
dc.subject Teoria do Alto Escalão pt_BR
dc.subject Gestão educacional pt_BR
dc.subject Características demográficas pt_BR
dc.title INFLUÊNCIA COMPORTAMENTAL E DECISÕES ESTRATÉGICAS NO ALTO ESCALÃO: UM ESTUDO DE CASO ÚNICO EM EDUCAÇÃO pt_BR
dc.type Article pt_BR


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  • DISSERTAÇÕES E TESES
    São produções cientificas realizados por alunos do mestrado e professores da Instituição

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