Repositório Institucional Unihorizontes

RACIONALIDADE OU INTUIÇÃO? DESVENDANDO OS CAMINHOS DA TOMADA DE DECISÃO NA GESTÃO ESCOLAR NAS ESCOLAS ESTADUAIS DE MINAS GERAIS

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dc.contributor.author Costa, Cintya Juliana Santos da
dc.date.accessioned 2025-03-25T18:26:40Z
dc.date.available 2025-03-25T18:26:40Z
dc.date.issued 2024
dc.identifier.uri http://repositorio.unihorizontes.br/xmlui/handle/123456789/164
dc.description.abstract Aderência a Linha de Pesquisa: o estudo demonstra aderência à linha de pesquisa Estratégia, Inovação e Competitividade ao explorar a utilização de sistemas de informação como instrumentos para aprimorar a gestão pública escolar, uma vez que evidencia a integração das inovações tecnológicas com a administração pública, possibilitando um desempenho mais estratégico e adaptável às dinâmicas e às transformações do contexto educacional. Objetivo: os objetivos, neste estudo, consistiram em investigar como a tomada de decisão na gestão pública escolar, ao utilizar sistemas de informação, tende a se caracterizar como um processo intuitivo ou racional, considerando os impactos da racionalidade limitada, a formalização dos processos e a aceitação de tecnologias. Revisão de Literatura: a revisão de literatura apresenta a teoria da racionalidade limitada que aborda as limitações cognitivas dos gestores que levam ao uso de heurísticas e decisões subótimas. A formalização de processos pode promover a racionalidade ao estabelecer padrões decisórios, mas pode também reduzir a flexibilidade. A Teoria da Aceitação de Tecnologia foi utilizada para analisar a influência da percepção de utilidade e da facilidade de uso na adoção efetiva de sistemas. Método: na pesquisa adotou-se uma abordagem quantitativa e transversal e o Sistema Mineiro de Administração Escolar foi utilizado como modelo de sistema de informação. Os participantes foram gestores de escolas estaduais que apresentavam perfis de acesso ao Sistema Mineiro de Administração Escolar A coleta de dados foi realizada de forma eletrônica, por meio de questionários distribuídos via Google Formulários enviados por correio eletrônico. A amostra final consistiu de 302 gestores atuantes em escolas vinculadas a 34 Superintendências Regionais de Ensino. Resultados: os resultados da pesquisa revelaram que a aceitação de tecnologia está associada a uma menor racionalidade no processo de tomada de decisão, confirmando a hipótese de que quanto maior a aceitação tecnológica, menos racional tende a ser o processo decisório. Por outro lado, a formalização dos processos administrativos não demonstrou impacto significativo na racionalidade das decisões, levando à rejeição dessa hipótese. A pesquisa também confirmou que a racionalidade limitada contribui para decisões mais racionais e que a formalização dos processos favorece a aceitação de tecnologia. A relação inversa entre racionalidade limitada e aceitação de tecnologia foi evidenciada, indicando que limitações cognitivas reduzem a propensão à adoção tecnológica. Contribuições teóricas/metodológicas: teoricamente, a investigação empírica comprova a relevância das teorias de racionalidade limitada e aceitação de tecnologia ao demonstrar que limitações cognitivas influenciam negativamente a propensão à adoção tecnológica, enquanto a formalização favorece essa aceitação. Metodologicamente, o uso de modelagem de equações estruturais por mínimos quadrados parciais permitiu testar hipóteses complexas e mensurar os efeitos interativos de construtos multidimensionais, oferecendo um modelo para avaliar a qualidade do processo decisório na gestão escolar. Essas contribuições enriquecem o debate acadêmico ao integrar teorias clássicas e contemporâneas no estudo de sistemas de informação e racionalidade no setor público. Contribuições gerenciais/sociais: os achados desta pesquisa fornecem evidências empíricas que podem orientar gestores na implementação de estratégias mais eficazes para a adoção de tecnologias, ao destacar a importância de considerar as limitações cognitivas e a formalização de processos no contexto decisório. Após demonstrar que a formalização favorece a aceitação de sistemas de informação, sugere-se que políticas de gestão que promovam a padronização e a clareza nos procedimentos administrativos podem melhorar a utilização desses sistemas, resultando em decisões mais embasadas. Socialmente, a pesquisa contribui para a melhoria da qualidade da educação pública ao indicar caminhos para otimizar o uso de sistemas de informação nas escolas, possibilitando uma gestão mais eficiente e transparente. pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Tomada de Decisão pt_BR
dc.subject Gestão pública escolar pt_BR
dc.subject Racionalidade pt_BR
dc.subject Formalização pt_BR
dc.subject Aceitação de Tecnologia pt_BR
dc.title RACIONALIDADE OU INTUIÇÃO? DESVENDANDO OS CAMINHOS DA TOMADA DE DECISÃO NA GESTÃO ESCOLAR NAS ESCOLAS ESTADUAIS DE MINAS GERAIS pt_BR
dc.type Article pt_BR


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  • DISSERTAÇÕES E TESES
    São produções cientificas realizados por alunos do mestrado e professores da Instituição

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