Repositório Institucional Unihorizontes

VIOLÊNCIA NO AMBIENTE ESCOLAR: UMA ANÁLISE DOS CASOS DE BULLYING E CYBERBULLYING NA PERSPECTIVA DO MARKETING MACROSSOCIAL

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dc.contributor.author Silva, Andréia Moreira da
dc.date.accessioned 2025-03-25T17:51:55Z
dc.date.available 2025-03-25T17:51:55Z
dc.date.issued 2024
dc.identifier.uri http://repositorio.unihorizontes.br/xmlui/handle/123456789/162
dc.description.abstract Aderência à Linha de Pesquisa: A presente pesquisa esta inserida na linha de pesquisa “Estratégia, Inovação e Competitividade, do Programa de Mestrado em Administração do Centro Universitário Unihorizontes. O estuda se apresenta alinhado ao programa por propor uma análise relacionada à área de Marketing e sua relação com a convivência democrática e social, para a promoção do bem-estar social. Nesse contexto, a teoria principal que embasa o estudo compreende o marketing macrossocial, que avalia a tríade sociedade, governo e indivíduos, como entes que atuam em determinado aspecto social e, portanto, são atores envolvidos na ampliação da segurança e bem-estar no ambiente escolar. O estudo foi desenvolvido no âmbito do Núcleo de Pesquisa em Estratégia e Inovação, Marketing e Sociedade, liderado pela Professora Doutora Caissa Veloso e Sousa e está associado ao projeto “Ampliação do Bem-Estar social na Perspectiva do Marketing Macrossocial”, financiado pelo CNPq na modalidade de bolsa de Produtividade em Pesquisa. Objetivo: Identificar e analisar como os casos de violência escolar, mais especificamente os de Bullying e Cyberbullying, são percebidos pelos profissionais da área de educação e pais/responsáveis pelos alunos, a partir da perspectiva do marketing macrossocial. Revisão de Literatura: Fundamenta a pesquisa proposta estruturada nas seguintes temáticas: A violência e o ambiente escolar, causas e consequências atribuídas ao contexto de violência escolar, Bullying, Cyberbullying e o Marketing Macrossocial. Método: O percurso metodológico utilizado para a realização da pesquisa se caracteriza como do tipo descritivo, de uma abordagem qualitativa, sendo o método, um estudo de caso. Os sujeitos da pesquisa foram 15 profissionais da educação e 10 pais e responsáveis e a coleta de dados foi por meio de entrevistas semiestruturadas. Como unidade de análise figura a violência escolar, o bullying e cyberbullying e a análise dos resultados se deu através da análise de conteúdo. Resultados: A pesquisa apontou que a maioria dos entrevistados percebe de forma clara a tratativa da violência no ambiente escolar e reconhece as causas e consequências do bullying e cyberbullying. A maioria dos entrevistados relatou reconhecer os casos de bullying e cyberbullying, relatando a urgência em se manter ações direcionadas à prevenção e mitigação dos casos no ambiente escolar. O estudo destacou que as ações implementadas precisam ser mais assertivas. Mesmo com os programas já existentes, as ações se mostram ineficientes e os entrevistados percebem a relevância do marketing macrossocial nas futuras ações e políticas públicas direcionadas a mitigar e prevenir a violência no ambiente escolar. Contribuições teóricas/metodológicas: Esta pesquisa avança no campo da violência escolar em instituições de ensino público do Estado de Minas Gerais, ao analisar a percepção da violência, o bullying e cyberbullying, revelando que essas práticas estão acontecendo rotineiramente. Além disso, sugere ações e intervenções por meio de políticas públicas, associadas à teoria do marketing macrossocial na mitigação e prevenção da violência no ambiente escolar. Contribuições gerenciais/sociais: A pesquisa sugere a contribuição do marketing macrossocial, servindo como ferramenta de elaboração de ações e políticas públicas, promovendo um ambiente escolar mais harmônico e seguro, com ações éticas e assertivas nas relações internas, beneficiando toda a comunidade escolar. pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Violência escolar pt_BR
dc.subject Bullying pt_BR
dc.subject Cyberbullying pt_BR
dc.subject Marketing macrossocial pt_BR
dc.title VIOLÊNCIA NO AMBIENTE ESCOLAR: UMA ANÁLISE DOS CASOS DE BULLYING E CYBERBULLYING NA PERSPECTIVA DO MARKETING MACROSSOCIAL pt_BR
dc.type Article pt_BR


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  • DISSERTAÇÕES E TESES
    São produções cientificas realizados por alunos do mestrado e professores da Instituição

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