dc.description.abstract |
Aderência à linha de pesquisa: O estudo realizado se adequa à linha de pesquisa Relações de Poder e Dinâmica das Organizações, ao analisar aspectos do comportamento organizacional em uma instituição de ensino.
Objetivo: Analisar as percepções de professores de uma escola estadual de Minas Gerais sobre os sentidos do trabalho e a qualidade de vida no trabalho.
Referencial teórico: Como marco teórico, esta pesquisa envolveu os sentidos do trabalho e a qualidade de vida no trabalho (QVT).
Método: Desenvolveu-se um estudo descritivo, de abordagem qualitativa, baseando-se no
método de estudo de caso realizado em uma escola da rede pública estadual de ensino de Belo Horizonte, Minas Gerais. Para a coleta de dados, foram entrevistados 16 docentes, utilizando a análise de conteúdo como técnica de análise de dados.
Resultados: Entre os principais resultados, a pesquisa mostra que um dos fatores
indispensáveis para se obter uma QVT é uma gestão eficaz. Por outro lado, o desinteresse dos alunos foi identificado como uma das principais fontes de mal-estar. Em contrapartida, os professores indicaram que o maior sentimento de bem-estar deriva da percepção de que seus alunos estão interessados e engajados no processo de aprendizagem. Além disso, os professores enfatizaram o sentido do trabalho como uma forma de sustento e valor econômico, fundamental para a obtenção de recursos para a sobrevivência. Portanto, acredita-se que essas investigações poderão, não apenas aprofundar o conhecimento sobre os construtos analisados, como também ampliar a discussão e oferecer perspectivas enriquecedoras para a melhoria das condições de
trabalho em diversas escolas estaduais do país.Contribuições teóricas/metodológicas: Do ponto de vista acadêmico, uma pesquisa foi realizada nas bases de dados SciELO e SPELL, empregando os termos “qualidade de vida no trabalho” e “sentidos do trabalho” simultaneamente. Dois estudos foram identificados que exploraram a relação entre esses dois conceitos (Vilas Boas & Morin, 2016, 2017), no entanto, os participantes eram professores universitários. Isso evidencia uma lacuna na pesquisa, pois há uma falta de estudos abordando esses dois temas com professores da educação básica da rede pública.Contribuições gerenciais/sociais: O estudo sobre os sentidos do trabalho e qualidade de vida dos professores em uma escola da rede estadual pode trazer informações relevantes para os pais e responsáveis sobre a qualidade do ambiente educacional oferecido, impactando o desenvolvimento e o bem-estar dos alunos. Compreender esses aspectos poderá ajudar a promover um diálogo construtivo entre os professores, a gestão escolar e os pais e responsáveis |
pt_BR |