Abstract:
Objetivo: este trabalho teve como objetivo verificar os aspectos facilitadores e barreiras para a adoção de práticas de Gestão do Conhecimento na secretaria de Administração da prefeitura pesquisada na região metropolitana de Belo Horizonte. Teorias: os gestores que exercem atividades no serviço público municipal, assim como em qualquer outro órgão público, necessitam ter à disposição metodologias e ferramentas para que possam exercer as suas demandas nos respectivos órgãos de acordo com os princípios da administração pública. A implantação da gestão do conhecimento proporciona aos municípios a possibilidade de prestar serviço público de forma inovadora, atendendo, assim,os cidadãos com uma melhor eficiência e, como consequência, diminuindo os gastos públicos. Dessa forma, o referencial se baseou nos estudos de gestão do conhecimento apontados por Davenport e Prusak (1998), Nonka e Takeuchi (2008) e Batista (2012). Método: quanto ao tipo, a opção foi pelo estudo descritivo, de abordagem qualitativa com método de coleta de dados obtidos por entrevistas semiestruturadas individuais, com a utilização do roteiro de entrevista semiestruturada composto por quatorze perguntas, o qual foi baseado nos modelos de gestão do conhecimento apresentados no referencial teórico. Os sujeitos da pesquisa foram 11 funcionários e 4 gestores da Secretaria de Administração. Resultados: para a análise dos dados, foram utilizados os seis primeiros critérios propostos por Batista (2012) em seu Modelo de Gestão do Conhecimento para Administração Pública Brasileira. Através do estudo, foi possível observar que a Secretaria de Administraçãopossui algumas práticas de GC, porém de forma não institucionalizada. Foi possívelidentificar essas práticas, verificar a percepção dos funcionários e gestores em relação ao tema, e identificar facilitadores e barreiras para adoção dessas práticas na Secretaria de Administração. Um facilitador, por exemplo, é a percepção dos funcionários e gestores de que o gerenciamento do conhecimento é importante para a organização e pode contribuir para uma melhor eficiência do serviço público prestado. Ademais, percebe-se que se trata de um sistema de informação que consegue atender às diversas demandas de modoeficiente. Como exemplo de barreiras, foi constatado que a organização não possui um plano de carreira de seus funcionários e não realiza o mapeamento do conhecimento dos que estão saindo. Contribuições teóricas e metodológicas: os resultados do estudo contribuem para a divulgação na área acadêmica da importância da gestão do conhecimento no setor público, visto que são necessárias diversas pesquisas para que tal tema seja mais enfatizado, servindo, logo, de subsídio para incentivar sua aplicação no setor público. Em relação ao campo metodológico, os resultados de uma pesquisa qualitativa em que são utilizados modelos de diversos autores proporcionam que esses possam ser utilizados em outros estudos sobre a gestão do conhecimento. Contribuições gerenciais: este estudo contribui para que sejam proporcionados avanços teóricos em relação ao tema GC em organizações públicas, tornando possível a sua implementação. Isso deve ocorrer principalmente na administração pública municipal, para que seus gestores tenham ferramentas para realizarem serviços públicos que atendam com qualidade às necessidades de seus usuários.