Políticas Editoriais

Foco e Escopo

APRESENTAÇÃO

Revista Horizontes Interdisciplinares da Gestão (HIG) é um periódico em formato eletrônico, patrocinado pelo Programa de Mestrado Acadêmico em Administração do Centro Universitário Unihorizontes. Com periodicidade semestral, o periódico tem como objetivo difundir a produção acadêmica de pesquisadores brasileiros e estrangeiros, promovendo o debate em temas atuais e relevantes, da Grande Área de Administração Pública e de Empresas, Ciências Contábeis e Turismo, que trabalhem dentro de uma perspectiva interdisciplinar.

A linha editorial da HIG é constituída por professores e pesquisadores brasileiros e estrangeiros, com abordagens interdisciplinares. Dentre seu público-alvo encontram-se professores, pesquisadores, profissionais e estudantes de graduação e pós-graduação e, especialistas em diversas áreas de conhecimento.

HIG realiza a avaliação por meio do processo de double blind review e não solicita qualquer taxa de submissão, publicação ou editoração de artigos, para autores, leitores ou avaliadores. O acervo completo da HIG está disponível para toda a comunidade, com acesso gratuito, no site http://hig.unihorizontes.br/index.php/Hig.

 

FOCO E ESCOPO

Abordar as questões conceituais e metodológicas de temas voltados para a Grande Área de Administração Pública e de Empresas, Ciências Contábeis e Turismo, bem como os desenvolvimentos da pesquisa, aplicada ou teórica, na área de Gestão e afins, como foco na interdisciplinaridade. A HIG publica artigos teóricos (ensaios), empíricos (qualitativo, quantitativo, métodos mistos, entre outros), relatos técnicos e tutoriais.

Difundir a produção científica de pesquisadores da área de Gestão inseridos em instituições de pós-graduação de diferentes regiões do país e do exterior.

Propiciar um espaço para o debate acadêmico e profissional de temas relevantes na área, por meio da publicação de artigos de acesso livre a todos os leitores. 

 

MISSÃO

A Revista Horizontes Interdisciplinares da Gestão tem como missão contribuir para a produção do conhecimento interdisciplinar, ampliando o entendimento aprofundado da Gestão e áreas afins mediante a divulgação de trabalhos relevantes de pesquisa, análises teóricas, documentos, notas e resenhas bibliográficas que possam subsidiar as atividades acadêmicas e a ação administrativa em organizações públicas, privadas e do terceiro setor.

 

PÚBLICO ALVO

O público alvo da Revista Horizontes Interdisciplinares da Gestão é constituído principalmente de professores e estudantes; e, paralelamente, gestores de organizações públicas, privadas e do terceiro setor interessados no diálogo e na inovação em Gestão e áreas afins.

 

Políticas de Seção

Artigos

Política padrão de seção

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares
 

Processo de Avaliação pelos Pares

Os artigos aprovados na primeira avaliação de desk review serão encaminhados para os avaliadores cadastrados no portal da Revista Horizontes Interdisciplinares da Gestão, para avaliação às cegas, no método de avaliação double blind review, e posterior emissão do parecer.


Originalidade e Ineditismo: O artigo a ser submetido deve ser original e inédito, não devendo constar em nenhum outro processo de avaliação para publicação em outros periódicos nacionais ou estrangeiros; caso contrário, deve-se justificar em "comentários ao editor" no ato da submissão, indicando a sobreposição de publicação.  Ressalta-se, contudo, que artigos publicados em anais de eventos podem ser submetidos à Revista HIG.

Política de Plágio: Esta Revista utiliza o software de verificação de similaridade de conteúdo Plagius nos artigos submetidos, em sua primeira fase de avaliação de desk review.

Política de autocitação: A autocitação deve ser evitada pelos autores de artigos a serem submetidos a esta Revista, por ser considerada uma prática antiética no meio acadêmico.

 

Periodicidade

A Revista publica edições semestrais, permitindo a disponibilidade de edições futuras com os artigos que já estiverem prontos para publicação antes do prazo da sua periodicidade oficial.

 

Política de Acesso Livre

Esta Revista é open access, ou seja, oferece acesso livre e imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que a disponibilização gratuita de conhecimento científico proporciona maior democratização mundial do conhecimento. Todas as edições estão disponíveis no site da Revista por meio deste link: http://hig.unihorizontes.br/index.php/Hig/issue/archive e podem ser lidos, salvos, impressos, citados e distribuídos.


Creative Commons (CC BY): A Revista HIG segue o padrão Creative Commons (CC BY) de compartilhamento de conhecimento sem que haja uma violação de direitos autorais, em que se compartilha, usa ou oferece continuidade ao trabalho que foi publicado.

Arquivamento: Esta Revista utiliza o sistema LOCKSS para criar um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes e permite às mesmas criar arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração. Saiba mais...

Política de Acesso Aberto: Esta Revista está hospedada no portal Open Journal Systems (OJS), um sistema de código livre Public Knowledge Project (PKP) desenvolvido pela Universidade de British Columbia, Canadá e recomendado pela CAPES. Dessa forma, a Revista HIG não cobra taxa de submissão, editoração ou publicação de artigos.

 

Arquivamento

Esta revista utiliza o sistema LOCKSS para criar um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes e permite às mesmas criar arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração. Saiba mais...

 

Normas Éticas

A Revista Horizontes Interdisciplinares da Gestão reafirma o cumprimento das políticas éticas e de governança frente à comunidade acadêmica, constantes nos regulamentos do Committee on Publication Ethics (COPE), da Scientific Electronic Library Online (SciELO), da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração (ANPAD) e do Regimento interno do Centro Universitário Unihorizontes, patrocinador desta Revista.

Portanto, cada membro que participa da estrutura editorial desta Revista deve cumprir com as seguintes diretrizes:

Anonimato: Garantir o anonimato dos autores e avaliadores envolvidos no processo editorial;

Confidencialidade: Garantir a confidencialidade do conteúdo dos artigos submetidos e avaliados nesta Revista;

Conflito de interesse: Não incorrer conflito de interesse relacionado à rejeição ou aprovação dos artigos nesta Revista;

Copyright e Plágio: Não violar os direitos autorais de terceiros;

Autocitação: A autocitação deve ser evitada pelos autores de artigos a serem submetidos a esta Revista, por ser considerada uma prática antiética no meio acadêmico.

Transparência: todas as etapas do processo editorial são descritas no site da Revista e informadas aos envolvidos por e-mail e permanecem registradas no próprio sistema para acompanhamento;

Estatísticas: os dados estatísticos de submissão de artigos estão disponíveis e atualizados no site da Revista e podem ser acessados a qualquer momento;

Originalidade: todos os artigos submetidos devem ser inéditos;

Declaração de responsabilidade e direitos autorais: os autores, de artigos aprovados para publicação nesta Revista, recebem a versão final do seu trabalho para aprovação, juntamente com o documento de Declaração de Responsabilidade e Direitos Autorais nominal para assinatura e validação;

Retratação: o registro e a publicação de erratas, retratações e manifestações seguem as diretrizes dos regulamentos descritos nesta seção.

 

Funções Editoriais

Editores

Responsáveis pela: gestão e manutenção do funcionamento do processo editorial da Revista Horizontes Interdisciplinares da Gestão (HIG); designação ao conselho editorial; seleção prévia de artigos e emissão do parecer pelo método de desk review; designação dos avaliadores para a revisão por pares double blind review; publicação das edições; promoção e divulgação da Revista no meio acadêmico e profissional.

Equipe editorial

Responsável pela: participação da manutenção do processo editorial da Revista HIG; emissão de pareceres do desk review ou da revisão por pares double blind review; promoção e divulgação da Revista no meio acadêmico e profissional.

Avaliador Ad hoc

Responsável pela: revisão por pares no sistema double blind review; emissão de parecer; promoção e divulgação da Revista no meio acadêmico e profissional.

Assistente editorial

Responsável pelo: recebimento dos artigos na plataforma da Revista HIG; verificação da qualidade do artigo em formato e escopo; acompanhamento dos processos editoriais; diagramação; promoção e divulgação da Revista no meio acadêmico e profissional.

 

Avaliação, Editoração e Publicação

Todos os artigos submetidos à Revista HIG passam pelo seguinte processo de AVALIAÇÃO:

Fase 1: triagem realizada pelo Assistente Editorial - examinar a adequação do artigo às normas indicadas no site desta Revista;

Fase 2: triagem realizada pelos Editores – também conhecida como desk review, consiste em examinar a adequação do artigo à linha editorial da Revista e o seu potencial para publicação. O(s) autor(es) serão comunicados sobre a decisão da Fase 2;

Fase 3: avaliação preliminar pela Equipe Editorial – quando solicitado pelos Editores, diante da especificidade do tema, a Equipe Editorial tem por objetivo examinar a potencialidade do artigo;

Fase 4: avaliação por pares no método double blind review – pelo menos dois avaliadores, cadastrados na Revista HIG, serão convidados a avaliarem e emitirem um parecer acerca do artigo submetido. A Revista HIG comunicará ao(s) autor(es) o resultado final da avaliação realizada nesta fase. Se reprovado, o artigo não poderá ser submetido novamente à Revista. Se aprovado com alterações, o artigo segue para a Fase 5; se aprovado sem alterações, o artigo segue para a Fase 6. A comunicação será realizada por duas vias: por e-mail cadastrado pelo(s) autor(es) e, também, pelo próprio sistema da Revista HIG que poderá ser visualizada por meio do acesso ao sistema na aba “ACESSO”;

Fase 5: revisão do artigo pelo(s) autor(es) – examinar os pareceres recebidos e realizar as modificações solicitadas no próprio arquivo do artigo, com modificações em evidência no próprio documento do MS Word. Quando submetido para reavaliação, os avaliadores serão convidados novamente a darem continuidade ao processo de avaliação do artigo, com a decisão de aprovação ou não frente as modificações que foram realizadas pelo(s) autor(es);

Fase 6: editoração ­– revisão gramatical, ortográfica e inclusão de informações do(s) autor(es) e afiliação institucional;

Fase 7: publicação – o(s) autor(es) e a comunidade serão comunicados a cada publicação de uma nova edição da Revista HIG, por e-mail e pelo site da Revista.

 

A Revista HIG e seus organizadores não se responsabilizam pelas opiniões, ideias, conceitos e posicionamentos constantes nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es).